O homem guiava máquina no trabalho e a formiga construía sem betoneira silenciosamente sem complexos nem diplomas.
E enquanto o homem invitaminado erguia casas grandes de cimento e ferro no chão crescia a obra colectiva do insecto consciencializado.
E de betão armado elevador e ar condicionado para os brancos e negros indianos mulatos e chineses dos andaimes com retratos obrigatórios nas chapas das radiografias as casas grandes razando as nuvens não chegaram.
E no chão o formigueiro bastou à incivilizada formiga.
O Budismo constitui a verdadeira essência da civilização tibetana, definindo os tibetanos como povo e como nação. Na sequência da invasão do Tibete, a China iniciou uma campanha brutal de repressão religiosa, para substituir o Budismo pelo Comunismo e consolidar o controlo do país. Vários milhares de refugiados tibetanos preferiram o exílio a viver sob o regime do governo comunista chinês. A maioria dos 140.000 refugiados tibetanos vivem na Índia e no Nepal. O Dalai-Lama fugiu para a Índia em 1959, passando a viver em exílio na estação de montanha em Dharamsala. Viaja muito pelo estrangeiro, divulgando o pensamento tibetano e sendo ao mesmo tempo um infatigável mensageiro da tolerância, tornando-se um líder espiritual amado e respeitado no mundo inteiro. O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao recebê-lo ontem na Casa Branca, apesar das advertências e ameaças da China, referindo que esta visita poria em causa as relações as relações sino-americanas, manifestou num comunicado da Casa Branca, o seu apoio e elogio ao Dalai-Lama pelo seu comprimisso da não violência em favor do diálogo, incentivando ainda a China e os enviados do Dalai-Lama a prosseguirem nos seus esforços a fim de resolverem as suas diferenças.
Os portugueses têm espírito empreendedor, enfrentando as dificuldades com a sua capacidade de improvisação, de integração e criatividade, dedicando ainda a sua "energia disponível" a projectos por vezes de grande envergadura. É o caso do comerciante, Fernando Horta oriundo da Lixa, radicado há 45 anos na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. É presidente da Unidos da Tijuca, desde 1986 - um dos piores momentos daquela agremiação. Vestido com o seu fato de presidente da escola de samba, exibia coreografias que deixaram o sambódromo de boca aberta, no considerado o melhor desfile da Unidos da Tijuca de todos os tempos, face às inovações alardeadas pelos sambistas. A escola apresentava ao público, o esforço de um ano dedicado àquele momento único, tendo toda a chance de ganhar o título. Foto in JN
Pense como o mundo visto do espaço é tão pequenino e insignificante e no entanto tão bonito. Consideremo-nos como turistas. A natureza é a nossa casa, é o lugar em que vivemos. É do nosso interesse olhar por ela. As infracções ao meio ambiente têm o poder de afectar os outros. Não é o ambiente que precisa de ser mudado é o nosso comportamento que precisa de mudar. Pode realmente ganhar-se algo em prejudicar os outros durante a nossa estadia aqui? Não é preferível e mais razoável descontrairmo-nos e aproveitarmos calmamente a nossa estadia aqui como se viéssemos de outras paragens? Portanto se enquanto usufruirmos o mundo tivermos um instante, nem que seja um pouco, para os que o infortúnio abateu, os que têm uma aparência estranha e os que não podem ou não sabem ajudar-se a si próprios, nós podemos contribuir para um mundo diferente e melhor.
Se acreditas na amizade, não lamentes estar vivo. Amizade é amor. Há muitos amores diferentes, e diferentes palavras para designar o mesmo. Amamos os nossos entes queridos. Os amigos verdadeiros entre os entes queridos.
Eu digo: amo a minha mulher, os meus filhos, os meus amigos, É por estes amores (para além do nosso amor próprio) que vale a pena viver.
E, quando o negrume da vida nos entra pela porta adentro, lá estão eles para nos acender as luzes e mostrar o caminho...