Porto de Sines

Porto de Sines

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

" TERMINAL XXI "

 O Porto de Sines é o maior porto de Portugal. Continua a bater recordes de mercadorias.


No 1º semestre de 2013 o Terminal de Contentores de Sines - Terminal XXI, regista um impressionante aumento  de 62% face a período homólogo de 2012, ultrapassando os 422 mil TEU [Twenty-foot Equivalent Unit] acumulados.





A MSC Mediterranean Shipping Company,   representa mais de um quarto do mercado da CP Carga e a totalidade dos transportes de e para o Porto de Sines.


A MSC passou ainda a fazer 15 escalas semanais no Terminal XXI, oferecendo às empresas localizadas  no Porto de Sines ligações diretas aos principais mercados de exportação e importação, com grandes poupanças de tempo de trânsito.


Fonte: Porto de Sines/revista [adaptação]

Fotos: cajoco

18 comentários:

luís rodrigues coelho Coelho disse...

Bom dia Jorge
Li este texto com alegria. São boas notícias num mundo em que as más notícias teimam em se impor.
Todos os dias fecham fábricas que são portuguesas para financiarem outras que são dos chineses e tantas coisas mais que nem vale pena falar...

Jorge disse...

Luis Coelho,
Apreciei teres manifestado a tua emoção na leitura do texto.
O Porto de Sines, apodado nos anos 80 de "elefante branco", é um porto em crescimento, tem tido [e continua a ter] um papel determinante nas nossas exportações.
O poder, entretanto, está a ir do ocidente para o oriente, como referes.

vitorchuvashortstories disse...

Olá, Jorge!

O tal "elefante branco", como gente sem visão e despeitada lhe chamou só porque foi obra do antigo regime, é hoje um empreendimento de sucesso, e certamente assim irá continuar.E poderá mesmo melhorar, se os navios de maior porte vindos do alargado canal do Panamá nele vierem a fazer escala, como entrada na Europa.Seria bom, mas não vai ser fácil...

Um abraço amigo e boa semana.
Vitor

oteArt disse...

buenos datos para sines. me gustan las fotos de los puertos y la actividad que reflejan, real en los tiempos de la actividad digital que no se palpa. saludos

Jorge disse...

Vitor,
Oportuna, como sempre, a sua opinião.
Acho ainda, ser necesário criar condições que permitam optimizar a eficiência do Porto de Sines, tornando-o ainda mais competitivo, investindo na ferrovia e rodovia.

Carla Fernanda disse...

As oscilações do homem refletem em tudo o mais. A vida é instável, como a morte!

Beijos

JUAN FUENTES disse...

Amigo Jorge la naturaleza está para cuidarla y admirarla,pero en éstos tiempos no la cuidamos demasiado
Saludos

rosa-branca disse...

Amigo Jorge, até que enfim que eu leio que algo de bom cresce neste país. As fotos estão lidas. Beijos com carinho

Jorge disse...

oteArt,
A actividade digital não se apalpa e a gula dos mercados deixa-nos de bolsos vazios.

Jorge disse...

Carla Fernanda,
Devemos esforçar-nos por viver com autonomia e aproveitar a vida o melhor possível.

Jorge disse...

Rosa Branca,
Devemos valorizar as nossas exportaçôes, procurando um equilíbrio que, infelizmente, ainda não conseguimos.

São disse...

Ainda bem que Sines tem esse resultado!

Num país a cair aos pedaços são sempre boas essas notícias.

Que assim continue!

Bom final de dia

Ângelo Campos disse...

Li à uns tempos que as obras de ampliação do Terminal XXI para os 940 metros iam começar no início deste ano. Estamos já em Fevereiro e ainda não encontrei nenhuma notícia referente ao início das obras. Li sim que estas obras estão à espera de acordos com o Governo pata ampliação, não para os 940 metros mas sim para os 1.230 metros.
O Terminal na configuração atual está quase saturado e assim o mesmo não deve permitir que a MSC crie mais linhas, já que cada minuto fundeado num porto à espera de vaga custa muito dinheiro.
Esta ampliação esteve para levar também a ampliação da triagem, mas até ao momento nada é referido.

Jorge disse...

São,
Vamos lá ver quem tem que juntar os cacos.

Jorge disse...

Ângelo Campos,
As obras de ampliação do Terminal XXI para 940 metros [3ª fase] foram adjudicadas à Mota Engil e estão em curso. A empreitada engloba ainda o aumento do parque de contentores em mais 10 hectares.
A PSA Sines propôs à APS[Administração do Porto de Sines], um acordo com o Governo para abertura de concurso para mais 290 metros prefazendo os 1230 metros, em 2015.
Está ainda prevista uma ampliação [4ªfase] que vai até aos 1500 metros.

Anónimo disse...

Seria fantástico que iniciassem as obras para ampliação para os 1500 metros no terminal XXI, é importantíssimo, muito obrigado pela noticia caro Jorge, mas receio muito que interesses se movam para contrariar o porto de sines, aguardo novas notícias

luis pereira disse...

Obrigado pela notícia Angelo, era muito importante que a ligação de Sines à fronteira do Caia fosse de via dupla para duplicar todo movimento que se prevê no futuro

luis pereira disse...

Agora que as obras no terminal XXI do porto de Sines começaram (fui lá ver para acreditar, rs) é necessário que o governo apoie a sua ampliação até aos 1230 metros e depois se a a PSA e a MSC o exigirem que tb apoie a sua nova extensão até aos 1500 metros, obg