Porto de Sines

Porto de Sines

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

" SerõeS de InvernO "




As noites no Inverno  em Vilarinho da Castanheira [Trás-os-Montes] eram longas e frias, não faltava a chuva e a neve por vezes atravancava no exterior as portas das casas. Os dias eram curtos e sombrios.

O elemento fundamental da nossa família era o almoço e o jantar, sempre a horas.

Nas noites de Inverno, o Dr. Belarmino, depois do jantar e de tratar os animais domésticos, passava por vezes tempos infindos ensimesmado à lareira, ajeitando os canhotos e as brasas, atiçando o fogo com as tenazes, como que procurando ver saltar as chispas de algumas recordações. Por vezes acompanhava este movimento assobiando entre dentes baixinho.

Recordo «momentos raros» do meu pai a falar connosco, rir connosco e quando me sentava num banco a seu lado, enfiando por vezes a cabeça debaixo da aba do seu casaco. Então ele trauteava baixinho: «Quand j’etai petit je n’etai pas grand / j’allai à l’écolle comme un petit enfant / un sou dans ma poche l’autre dans ma main /»

Ao serão o meu pai passava uma vista de olhos pelos deveres que tinha feito após o regresso da escola. Procurava tirar-me sempre algumas dúvidas.
Para além dos problemas e de outras matérias, fazia ditados e lia sempre em voz alta a lição para o dia seguinte.

Recordo a seguinte passagem: Um dia ao ler um texto intitulado: - A Emilita – a certa altura eu lia: a «Emilinha» é boa dona de casa e gosta de ajudar a mãe. Quando deveria ter lido: a «Emilita». O meu pai mandou-me ler mais vezes. Eu lia sempre de cor «Emilinha» em vez de Emilita. Até que, já desesperado, berrou-me: «Emilita seu burro! Emilita é que é!»
A minha mãe interveio, dizendo que aquilo não eram termos para ensinar uma criança. Eu, que já estava habituado àquelas exuberantes manifestações , retorqui logo à minha mãe: « Não se meta! Isto é só entre nós os dois!»



Com esta saudosa evocação, o Azimute permite-se a uma pequena pausa, reiterando a tod@s votos de um BOM NATAL e um FELIZ ANO 2014.

Jorge

Fotoautor: cajoco


32 comentários:

oteArt disse...

la navidad siempre trae nostalgia de los momentos de la niñez, recuerdos de los que no estan y de la sencillez del pueblo. saludos y felices fiestas.

Jorge disse...

oteArt,
Agradeço a tua opinião, amável, compreensiva e solidária.

vitorchuvashortstories disse...

Olá, Jorge!

Saudosa, e também saborosa, a evocação dos tempos de criança.Mestre-escola rigoroso, o Dr Belarmino, sinal de tempos idos...

Boas Festas e Feliz Natal, para si e os seus, com tudo de bom.
Com um abraço amigo.
Vitor

Joaninha Musical disse...

Aqui no centro de portugal as noites de inverno também são bastante geladas mas,mesmo assim,eu não deixo de ver a minha novela sol de inverno,pois gosto imenso do papel da luciana abreu e então quase nunca perco um episodio da novela. Mas,bem,passei por aqui para te desejar boas festas,beijinhos,bom natal,feliz passagem de ano,fica com deus e até breve!!

Ana Tapadas disse...

Obrigada por esta partilha de emoção e nostalgia, meu amigo.

Festas Felizes!

Beijo

luís rodrigues coelho Coelho disse...

E ...pergunto eu ?
-Haverá alguém que não goste do serão à fogueira ??
Quantas recordações sobem com as chamas e nos deixam carregados de saudades desses dias.

Desejo também um Santo Natal e um novo ano cheio de paz e prosperidade
Abraços

Jorge disse...

Viva, Vitor!
Bons e velhos tempos foram esses...
O Dr. Belarmino, salvo raras excepções, não era muito atreito a pieguices [como agora dizem...]; refeições a horas e maneiras à mesa era assunto seu.
O estudo era também assunto sério e... a sério. Eu encarava isso com naturalidade.
Agradeço a bonomia do seu comentário; retribuindo com amizade e satisfação as suas saudações amistosas.
Outro abraço,
Jorge

Jorge disse...

Joaninha Musical,
O teu amistoso comentário é música celestial para mim.
Desejo também tudo de bom para ti e que tenhas muito sucesso na vida.
Beijinhos,
Jorge

JUAN FUENTES disse...

Desde Andalucia te deseo felices fiestas

Jorge disse...

À lareira, com as achas a arder, são memórias que resistem durante toda uma vida.
Agradeço e retribuo os teus votos solidários, amigo Luis.
Um abraço,
Jorge

Jorge disse...

JUAN FUENTES,
Do Litoral Alentejano desejo-te também um Bom Natal e Próspero Ano 2014.

Jorge disse...

Ana Tapadas,
Do Litoral Alentejano para o Alentejo, aqui vai uma saudação de agradecimento pela sua presença amiga.
Jorge

Zilani Célia disse...

OI JORGE!
RECORDAÇÕES...
ACHEI LINDO, LEMBRARES DE TEU PAI COM TANTO CARINHO E TAMBÉM TUA RESPOSTA À INTERVENÇÃO DE TUA MÃE, PROVANDO O ENTENDIMENTO E O RESPEITO QUE TU, UMA CRIANÇA AINDA, TINHAS POR ELE.
UM NATAL MUITO FELIZ JUNTO AOS TEUS É O QUE TE DESEJO.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Lídia Borges disse...


É inevitável.
O Natal leva-nos... Leva-nos de volta à infância. É mágico, sim!

Um beijo e FELIZ NATAL!

Lídia

lis disse...

Oi Jorge
Também a Ti desejo um excelente Natal e que 2014 nos encontre com desejos de voltar a esse recanto que tanto bem nos faz!
E que o Inverno chegue calmo sem grande tribulações e que encontre sempre um 'casaco' que o aqueça ok?
Feliz Natal, com abraços

Carla Fernanda disse...

Jorge,
Feliz natal para você e toda a família!!

Carla Fernanda, 21 de dezembro de 2013

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨.-“``“-.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨/______;¨\\
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨{_______}\\|
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨(/¨a¨a¨\\)(_)
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨(¨.-.#.-.¨“)
¨¨¨¨¨_____ooo__(¨¨¨=¨¨¨)_________
¨¨¨¨/¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨““-.____.-“¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨\\
¨¨¨¨|¨¨¨¨¨¨¨¨¨FELIZ NATAL¨¨¨¨¨¨¨.¨.“|
¨¨¨““|¨¨¨¨E¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨UM¨¨¨¨|
¨¨¨““|¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨PRÓSPERO¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨|
¨¨“¨“|“¨¨¨ANO¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨NOVO¨¨¨|
¨¨¨¨\\____________________ooo_____/
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨(___|___)
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨““\\__|__/
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨““{__|__}
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨““|_ | _|
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨““/-“Y“-\\
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨“(__/ \\__)


Bjussss

luisa disse...

Boas recordações...
Festas felizes e um excelente 2014. :)

Maria Rodrigues disse...

Como sabe tão bem recordar os nossos natais de criança, quanta magia e encanto havia...
Amigo Jorge hoje venho especialmente por três razões:
Primeiro: para pedir desculpa da minha ausência, mas a minha mãe encontra-se internada com problemas muito graves de saúde sendo o tempo disponivel e a disposição bem reduzidos.
Segundo: para agradecer todo o carinho e amizade sempre demonstrados nas mensagens deixadas em comentários.
Terceiro: Desejar que a Paz, Harmonia, Saúde e Amor estejam hoje e sempre presentes na sua vida. Um NATAL muito FELIZ .
Beijinhos
Maria

© Piedade Araújo Sol disse...

recordações de infância sempre presentes.É bom!
um Bom Natal e um
beijo

:)

Jorge disse...

Zilani Célia,
Em criança, o meu pai levava-me com ele para todo o lado. Principalmente para o campo.
Nesta altura é sempre um lenitivo recordar os que partiram.
Retribuo os teus votos de um Natal Feliz, com simpatia e amizade.

Jorge disse...

Lídia Borges,
Uma síntese perfeita que traduz o meu pensamento. Obrigado!
Bj
J

Jorge disse...

Lis,
Obrigado pela tua carinhosa opinião.
Abr
J

São disse...

Gostei de lei a sua evocação.

Desejo-lhe e a quem desejar uma boa passagem de ano e um estupendo 2014!

Grato abraço pelos votos e pela companhia, rrss

Jorge disse...

Maria Rodrigues,
Antes de mais, desejo sinceramente as melhoras e recuperação da saúde de sua mãe.
Cada um de nós faz o melhor que pode e como pode. A minha amiga não necessitava justificar-se. No entanto, agradeço a sua atenção.
Retribuo votos amigos, desejando-lhe um 2014 com saúde,paz e felicidade.

Jorge disse...

São,
As suas visitas "São" sempre bem-vindas.
Retribuo, reiterando os meus votos de um FELIZ 2014.

Suzete Brainer disse...

Essas lembranças são registros

de afetos e sempre é bom

entrar em contato, aquece

o coração...

Desejo um feliz 2014!

Repleto de paz, alegria,amor

saúde e sonhos vestidos

de poesia...

Grata pela tua gentil visita

e preciosas palavras!

Grande abraço,Jorge!

Jorge disse...

Suzete Brainer,
A primeira visita e comentário recebidos em 2014 no Azimute merecem ser celebrados com passadeira vermelha até ao infinito.
Outro grande abraço, com votos de um Feliz 2014.

planetaestrela disse...

Belíssimo e que legal seu pai falava francês?

Tenha um ótimo dia!

rosa-branca disse...

Olá amigo, podem dizer que não, mas das recordações também se vive. Feliz Ano Novo e beijos com carinho.

Jorge disse...

Rosa-branca,
São as recordações profundas da minha infância a falar por mim. Obrigado!

luís rodrigues coelho Coelho disse...

Passei por aqui, mas não há novidades...Será que ainda há borralho...?
Junta mais umas cavacas e reavivemos as chamas da memória...recordar é viver... A vida continua...

Jorge disse...

Luis Rodrigues,
Realmente, o Azimute está a preguiçar demais. Vamos ver se avança, nem que seja para dar uma volta de... eléctrico.