Porto de Sines

Porto de Sines

domingo, 30 de setembro de 2012

Procissão de NOSSA SENHORA DA SOLEDADE


Atardei-me um pouco na reentrada do Azimute em cena e consequentemente na retoma desta  partilha de amizade.

Apelo pois para a vossa benevolência. Façam de conta que não houve pausa alguma.



No dia 30 de Agosto [faz hoje um mês] integrada nas festas comemorativas de Porto Covo, teve início a partir das 18h00 a procissão em honra de Nossa Senhora da Senhora da Soledade, padroeira daquela localidade.


O povo de Porto Covo, pescadores, veraneantes e visitantes percorreram as principais ruas da localidade participando e acompanhando a procissão.


Uma verdadeira manifestação de fé interpretativa como a festa da comunidade piscatória de Porto Covo.


O andor de Nossa Senhora da Soledade parou, suportado pelo varais, em posição dominante sobre o Porto de Pesca e sobre o mar,


a fim de se proceder à benção das embarcações de pesca e do mar.


A banda de música também esteve presente acompanhando e abrilhantando o cortejo religioso.


O cortejo  após um périplo pelas ruas da povoação regressa à igreja.

O elemento feminino alternou no transporte do andor.


À entrada da igreja ultimam-se as cerimónias desta manifestação de fé.


Encerrando-se assim esta singela  cerimónia religiosa.

cajoco

18 comentários:

Magia da Inês disse...


Belas fotos.
Boa semana!
Beijinhos.
Brasil
彡♪♫°¸.•♫°`

Luna disse...

e sempre comovente ver a fe das pessoas.
quanto ao tempo de espera os amigos sao assim mesmo sem estarem sempre presentes continuam no coracao e sabem esperar
beijinhos

Silenciosamente ouvindo... disse...

As nossas Festas Tradicionais e as
nossas Procissões que fazem muitas
pessoas se deslocarem às suas terras
de origem.
Gostei muito de ver.
Bom regresso.
Beijinhos
Irene

Regina Rozenbaum disse...

Nem precisava apelar para nossa benevolência rsrsrs. Estou aqui, como havia combinado. Bem vindo de volta Jorge e com essa Nossa Senhora a abençoar nossa amizade.
Beijuuss n.a.

Ana Tapadas disse...

Que bom voltar aqui...
Bom regresso!

As fotografias em jeito de reportagem e documento histórico são uma maravilha! Parabéns.

bjs

rosa-branca disse...

Olá amigo Jorge, lindas festas, lindas imagens e belas palavras de descrição. São lindas as festas tradicionais. Beijos com carinho

BlueShell disse...

Pausa? Que pausa????
Belíssimo cortejo...magnífica moldura humana, fotos que não carecem de palavras. Muito obrigada meu bom Jorge!
Bj

Unknown disse...

Bom dia
As festas no mês de Agosto são todos os dias e em todas as localidades.

São momentos de fé e de oração pedindo ajuda e protecção aos santos mas também são momentos de convívio e de reencontro entre familiares conhecidos e amigos.

Graça Pereira disse...

Uma imagem de Nª Sª linda e comovente! Acho que é a fé do povo..enquanto houver portugueses... que ainda estamos de pé, depois de tanta tempestade.
Beijo e um bom feriado.
Graça

oteArt disse...

colorista procesion. saludos

Graça Pereira disse...

No meu blogue há um desafio que também me foi passado. espero que te divirtas como eu...Afinal , é a partilha entre os blogueiros...
Beijocas
Graça

Laços e Rendas de Nós disse...

Ótima reportagem! Assim, quem não esteve lá ficou a conhecer.

Beijo

Laura

Guma disse...

Olá amigo Jorge.

Um artigo, reportagem bem documentado por excelentes fotos e que demonstram que a tradição, a cultura e a fé dum povo são inabaláveis, por mais que alguns nos pensem adormecidos. Essas são as bases das quais a força e a esperança brotam para plantar e um dia colher dias melhores.

Bem haja Jorge e receba o meu kandando e tudo de bom para si e os seus.

Porto Covo disse...

Excelente Artigo, conheço Porto Covo muito bem mas não conhecia essa cerimónia religiosa que existe em Porto Covo.

Anónimo disse...

Olá, Jorge!

Bonita reportagem; magníficas fotos.
Também eu me atrasei, e só agora estou a chegar...

Bom fim de semana; abraço amigo.
Vitor

Maria Rodrigues disse...

Meu amigo excelente reportagem, lindas fotografias. A fé contida no coração das pessoas que acompanham uma procissão, torna-a sempre especial.
Beijinhos
Maria

franciete disse...

Meu bom amigo, é sempre uma enorme alegria quando chega a sua visita acompanhada de tão belas fotos e composta de lindas palavras, meu amigo o saudosismo pertence a quem nasceu em dias dificultoso e de uma família humilde. e quando chega esta parte da vida vai deixando escapar a dor que viveu todos estes anos acumulada dentro do peito. e, aos poucos a vai distribuindo com os amigos e visitantes e é, assim, que os reformados que além do nosso País ser considerado de lixo, nós somos os trapos. Amigo desculpe o desabafo mas e com vocês que vou repartido os meus incomodativos lamentos, beijinhos de luz, paz, e muito amor adorei a procissão.

Jorge disse...

Olá Amigos/as,
Foi bom ler os vossos indispensáveis e amáveis comentários, brindando-me assim com a vossa preferência e atenção. Recebo os vossos elogios com moderação e tranquilidade. Considero-os um estímulo conducente a fazer sempre mais e melhor, o que nem sempre me é possível.
Um abraço a todos/as,
J